Postagens populares

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Balneário do Cantagalo


O conhecido "trapiche" do Balneário do Cantagalo, localizado na comunidade do Aninga, já foi totalmente coberto pelas águas do lago do Parananema. Acredita-se que até o Festival Folclórico o local já possa ser utilizado pelos banhistas.

Rodovia Odovaldo Novo - Cidade Garantido

Parintins-AM: As águas do Rio Amazonas avançaram sobre a Cidade Garantido e agora cobrem parte da Rodovia Odovaldo novo, artéria que serve como via de acesso aos bairros Djard Vieira, Conjunto João Novo e Aeroporto Júlio Belém.

Rodovia Odovaldo Novo


Parintins-AM: Para facilitar o fluxo de veículos e evitar acidentes de trânsito, a Polícia Militar distribuiu várias barreiras no trecho que vai até a Cidade Garantido. A medida agradou a população

Av. Amazonas - Francesa

Parintins-AM

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Drogas na escola


Em geral, os educadores sentem-se despreparados para abordar a questão, seja em sala de aula ou fora dela. A capacitação dos educadores na área de drogas deveria ser tarefa não esquecida pelas autoridades educacionais do estado e também do município. A partir da capacitação e treinamento, será possível desmistificar a presença de drogas nas escolas e na sociedade e enxergá-las em uma perspectiva mais realista. Cabe aos educadores a dolorosa missão de aprender a lidar com a droga no cotidiano escolar, enfrentando sem temor nem preconceitos as questões que surgem, sempre contando com a ajuda de profissionais. A escola não pode omitir-se e nem ficar alheia à realidade da presença de drogas em nossa juventude. Ela deve ter uma proposta de que cada aluno se conscientize quanto à responsabilidade e respeito. A prevenção é o trabalho mais indicado.

A família e as drogas

A percepção do uso de drogas por parte do filho é a primeira alfinetada dolorosa que os pais vão sofrer. Se o casal receber a alfinetada e com isso não se sentir atingidos e perceber que o atingido é o FILHO, há a possibilidade de este começar a se sentir independente, merecendo cuidado afetivo dos pais. Suas necessidades afetivas neste momento são maiores e as concessões afetivas dos pais terão que ser maiores.

Muitos pais, ao saberem que seus filhos usam algum tipo de droga, ficam de tal forma desesperados que assumem atitudes que comprometem mais ainda a situação. Outros por muito tempo, simplesmente ignoram a situação.

A conduta mais importante por parte da família, é o de esclarecer, apoiar e amparar o jovem. Em alguns casos, pode ser conveniente buscar ajuda nos profissionais especializados, para se ter um apoio e orientação adequada.

É importante que a família estabeleça uma relação afetiva que muitas vezes, não havia se iniciado motivo pelo qual o jovem se sente vazio e busca preencher este vazio nas drogas. A colocação de novos sentimentos, agora verdadeiros, dos pais, fará com que o vazio seja preenchido com a ajuda terapêutica de alguém de fora.

Os adolescentes e as drogas

As drogas batem à porta de mansinho e, geralmente, nunca vem desacompanhada. A atração pela aventura que as drogas representam pôr permitir a integração ao grupo ou pôr simples curiosidade, leva o adolescente a experimentá-la. Nesta fase funciona como válvula de escape, liberando as tensões dos conflitos aí existentes.
Se a família está desestruturada, é mais fácil ao adolescente continuar usando drogas, que conferem uma sensação de tranqüilidade àquilo que era triste ou complicado. Devido a este prazer ser restrito, com o tempo, há a necessidade de elevar as doses para obter os mesmos resultados, chegando ao ponto de não conseguir viver sem elas.
Envolvimento com pessoas perigosas, brigas e pequenos atos de delinqüência também aparecem, a aproximação geralmente se dá em épocas de crise ou que, pôr diversos motivos, o jovem encontra-se suscetível, vulnerável.

O que pode tornar o jovem vulnerável às drogas?

• Problemas familiares – falta de diálogo e comunicação entre pais e filhos;• Personalidade pouco estruturada – pouca tolerância à frustração, explosões diante de qualquer dificuldade, falta de objetivos e interesse pôr algo específico. Ressentimentos escondidos em seu mundo interior, muitas vezes pelos próprios pais.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PARA ENTENDER O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

Município

Município é a unidade territorial e política, componente da ordem federativa que enfeixa a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Tem a sua autonomia administrativa, política e financeira, entretanto respeitando mutuamente as respectivas esferas de atuação e competência (Estado e União).

Câmara Municipal

A Câmara Municipal é Órgão Legislativo do Município e se compõe de Vereadores eleitos de acordo com a legislação vigente. A Câmara tem funções legislativas, atribuições para fiscalizar e assessorar o Executivo, competência para organizar e dirigir os seus serviços internos, elaborar leis sobre todas as matérias de competência do Município, respeitadas as reservas constitucionais do Estado e União.

Vereador

A palavra vem de "Verear"que define a pessoa que tem a incumbência de cuidar do bem-estar dos moradores do lugar, portanto ele é o representante do povo na esfera municipal. Os Vereadores como agentes políticos agem de três formas: propondo, estudando e aprovando leis; recomendando providências à Administração Municipal, para atender as reclamações e necessidades da população para melhoria de sua vida comunitária (indicações, requerimento, moções), fiscalizando as atribuições e contas da Prefeitura inclusive da própria Câmara juntamente com o T. C. E. (Tribunal de Contas do Estado).
Bancadas e Líderes

A Câmara Municipal é formada por determinado número de vereadores (depende do município), pertencentes a diversos partidos políticos, formando as bancadas, isto é, os Vereadores de um mesmo partido se agrupam e formam a sua bancada e esta escolhe o seu líder. O líder em geral, fala em nome do partido e da bancada e em certos momentos, assuntos que venham a facilitar a tramitação dos projetos ou acordos em demais casos.

Atuação mais importante do Vereador

É sobre a discussão de leis, as quais ditam a vida administrativa da municipalidade e o atendimento dos superiores interesses da comunidade em todos os sentidos. As leis nascem de um projeto e, em sua maioria, se originam da iniciativa do Poder Executivo. Outra manifestação político pessoal decorrente de sua posição de Vereador refere-se ao seu trabalho de oferecer sugestões denominadas: indicações, requerimento e moções.
Indicações
O Vereador oferece sugestões às quais visa levar ao conhecimento do Prefeito problemas locais, tais como: ruas esburacadas, falta de iluminação, falta de água nos bairros, terrenos com mato, calçadas com piso desfeito, atendimento médico-ambulatorial etc...
Requerimentos

É o meio pelo qual, o Vereador presta uma homenagem (voto de louvor, voto de pesar), ou solicita ao chefe do Executivo, informações sobre atos por ele praticados.
Moções

A Moção é uma forma da Câmara Municipal manifestar sua opinião elogiando, protestando e repudiando um ato seja do nível Municipal, Estadual ou Federal. A diferença entre o Requerimento e a Moção é que ambos são aprovados, mas o Requerimento representa um pedido exclusivo do Vereador e a Moção representa a vontade e opinião da Câmara Municipal.
Regimento interno da Câmara Municipal

Todos esses atos tramitam pela Câmara, dentro de um esquema legal, por normas regulamentares, normas essas que são ditadas pelo seu regimento interno, o qual constitui a lei da vida legislativa da Câmara. Esse regimento das normas básicas de sua competência norteia os direitos e obrigações dos Vereadores, disciplina a composição da Mesa Diretora - aquela que atua em nome da Câmara Municipal, interna e externamente.
Mesa Diretora

Essa é eleita no primeiro dia de abertura da legislatura. É eleita para mandato de 2 (dois) anos, onde os Vereadores escolhem para administrar o Legislativo 1 Presidente, e, dependendo do Município, 1º e 2º Vice- Presidente, 1º 2º 3º e 4º Secretários. A Casa é administrada pelo Presidente e auxiliado pelo 1º e 2º Secretários, os demais cargos da Mesa são substitutos para o caso de impedimento dos titulares.

Comissões Permanentes

No mesmo primeiro dia, na primeira sessão da Legislatura são formadas as Comissões Permanentes, também por meio de eleição, cuja finalidade é examinar todos os projetos apresentados à Câmara e pela mesma discutidos. As Comissões Permanentes podem variar em números e denominações tais como: justiça e cidadania, finanças e orçamento, obras, serviços públicos, assistência social, denominação de logradouros públicos.direitos humanos, etc. (Todas são facilmente identificáveis pelas respectivas denominações quanto as suas finalidades).
Constituição de cada Comissão

Cada Comissão se compõe de membros, todos Vereadores, obviamente, formadas por um Presidente e mais outros membros, dentre os quais poderá ser escolhido o Relator. Somente depois de examinado pela Comissão, a qual foi encaminhado, e de receber o parecer correspondente, é que qualquer projeto poderá ser encaminhado para o Plenário, para ser discutido e votado.
Diferença de Legislatura e Sessão Legislativa

Deve-se abrir um pequeno parênteses para explicar o que seja Legislatura e não confundí-la com Sessão Legislativa.
Legislatura é todo o período de exercício do mandato do Vereador. Hoje em dia é de 4 (quatro) anos. Isto quer dizer que as Câmaras Municipais se renovam de quatro em quatro anos, mediante eleição de Vereadores. Sessão Legislativa vem a ser o período anual de funcionamento da Câmara Municipal, dentro do ano civil (janeiro à dezembro de cada ano).
Sessão Ordinária

É aquela que já está designada pelo Regimento Interno. São realizadas no mesmo dia da semana.
Sessão Extra-Ordinária

É aquela convocada pelo Presidente em caso de haver assunto urgente para deliberar.
Sessão Solene

São aquelas realizadas por motivo de festividades inclusive as de posse (do Prefeito e Vereadores).
Plenário

É o Órgão soberano para apreciação de qualquer ato legislativo. O Plenário discute e vota projeto de lei, projeto de resolução, projeto de decreto legislativo, requerimento e moção além de apresentar sugestões ao Prefeito visando resolver os problemas da cidade. Cabe ainda a esta Edilidade, fiscalizar e aprovar as contas do Prefeito.
Projeto de Lei

É aquele que quando aprovado vai ser transformado em uma Lei, com a promulgação do Prefeito.
Projeto de Resolução

É aquele que quando aprovado se transforma numa Resolução, que tem ação apenas interna no Legislativo. OBS: O Decreto Legislativo nada tem a haver com Decreto Lei ou Decreto. Decreto Lei é um ato de exceção em regime não democrático, é a Lei no período da ditadura e o Decreto é um ato exclusivamente do Executivo (Prefeito, Governador, Presidente) regulamentando uma Lei.

Tribuna Livre

É uma forma que alguns vereadores encontraram para abrir a Casa democraticamente às entidades organizadas para que possam vir e exprimir sua opinião, seu protesto, sua crítica e sugestões aos próprios vereadores. São entidades organizadas, Sociedades Civis devidamente registradas, entre as quais podemos citar: Sindicatos, Clubes Esportivos, Associações Esportivas, Culturais ou Estudantis, Grupo Sem Casa, Grupo Sem Teto, Grupo de Piscina, etc...Essas Associações indicam um representante que irá falar ao plenário, e que geralmente pode acontecer na última sessão de cada mês.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Parintins


HISTÓRIA


O município de Parintins como quase todos os demais municípios brasileiros, foi primitivamente habitado por indígenas. Sua descoberta ocorreu em 1749, quando, descendo o Rio Amazonas, o explorador José Gonçalves da Fonseca notou uma ilha que, por sua extensão, se sobressaía das outras localizadas à direita do grande rio. A fundação da localidade só foi realizada em 1796, por José Pedro Cordovil, que veio com seus escravos e agregados para se dedicar à pesca do pirarucu e à agricultura, chamando-a Tupinambarana. A rainha D. Maria I deu-lhe a ilha de presente. Ali instalado, fundou uma fazenda de cacau, dedicando-se à cultura desse produto em grande escala. Ao sair dali, algum tempo depois, ofertou a ilha à rainha. Tupinambarana foi aceita e elevada à Missão Religiosa, em 1803, pelo Capitão – Mor do Pará, Conde dos Arcos, que incumbiu sua direção ao Frei José das Chagas, recebendo a denominação de Vila Nova da Rainha. A eficiente atuação de Frei José provocou um surto de progresso e desenvolvimento na Vila, mediante a organização da comarca do Alto Amazonas. Em 25.07.1833, passa a Freguesia, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana. Era ainda Tupinambarana simples freguesia quando iniciou a revolução dos Cabanos no Pará e se alastrou por toda a província. O seu vigário – Padre Torquato Antônio de Souza, teve atuação destacada durante a sedição servindo de delegado dos legalistas no Baixo Amazonas. Tupinambarana, talvez porque estivesse bem defendida, foi poupada aos ataques dos “Cabanos”. Em 24.10.1848, pela Lei Provincial do Pará nº 146, elevou a freguesia à categoria de Vila, com a denominação de Vila Bela da Imperatriz, e constituiu o município até então ligado a Maués. Em 15.10.1852, pela Lei nº 02, é confirmada a criação do município. Em 14.03.1853, dá-se a instalação do município de Parintins. Em 24.09.1858 é criada pela Lei Provincial a Comarca, compreendendo os termos judiciários de Vila Bela da Imperatriz e Vila Nova da Conceição. Em 30.10.1880, pela Lei Provincial nº 499, a sede do município recebe foros de Município e passou a denominar-se Parintins.
Em 1881, foi desmembrado do município de Parintins o território que constituiu o município de Vila Nova de Barreirinha. A divisão administrativa de 1911, figura o município com quatro distritos: Parintins, Paraná de Ramos, Jamundá e Xibuí. Em 1933, aparece no quadro da divisão administrativa com um distrito apenas – o de Parintins. Em 01.12.1938 pelo Decreto-Lei Estadual nº 176 é criado o distrito da Ilha das Cotias, passando assim o município a constituir-se de dois distritos: Parintins e Ilha das Cotias. Em 24.09.1952, pela Lei Estadual nº 226, a comarca de Parintins perde os termos judiciários de Barreirinha e Urucará, que são transformados em comarcas. Em 19.12.1956, pela Lei Estadual nº 96, é desmembrado do município de Parintins o distrito da Ilha das Cotias, que passa a constituir o município de Nhamundá. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, o território de Parintins é acrescido do distrito de Mocambo.


GENTÍLICO: Parintinense

LOCALIZAÇÃO

Estado: Amazonas
Mesorregião: Centro Amazonense
Microrregião: Parintins
Municípios Limítrofes: Norte: Nhamundá, Sul: Barreirinha, Oeste: Urucurituba, Leste: Estado do Pará.
Distância da Capital: 315 km


CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

Área: 5.952 km2
População: 105.742 hab (IBGE/2008)
Densidade: 22,9 hab/km2
Altitude: 27 metros
Clima: Equatorial Am
Fuso Horário: UTC-4

INDICADORES
IDH: 0.696 (PNUD 2000)
PIB: R$ 312.226 mil (IBGE/2005)
PIB per capta: R$ 2.861,00 (IBGE/2005)

Características

Todos os anos ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins, com o desfile dos bois Caprichoso e Garantido . Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no Norte do país como Boi Bumbá.
Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana.
A vegetação, típica da região Amazônica é formada por florestas de várzea e terra firme,

Paritins hoje


Gastronomia


Parintins abriga estabelecimentos que oferecem pratos típicos da culinária local. As receitas mais conhecidas utilizam peixes de água doce e carne bovina. Entre as mais populares estão o tambaqui moqueado, caldeirada de tucunaré com pirão, pirarucu assado, bolinhos de piracuí, peixe no tucupi e o saboroso tacacá.

Limites


• Estado do Pará

• Município de Barreirinha

• Município de Urucurituba

• Município de Nhamundá



Localização:


9º Sub-Região

- Região do Baixo Amazonas

Altitude: 50 m acima do nível do mar.

Área Territorial: 7.069 km²

Temperatura Média: 26,3°C

Acesso: Via Fluvial Distância


• Em linha reta entre Parintins e a Capital do Estado, 369 km.

• Por via fluvial entre Parintins e a Capital do Estado, 420 km.


Atividades Econômicas


• Setor Primário - Agricultura: junto com a pecuária, completa a formação econômica do setor primário. É representada pelas culturas temporárias: abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, mandioca, melancia, melão e milho. Culturas permanentes: abacate, banana, cacau café, caju, coco, laranja, limão, pimenta-do-reino e tangerina. - Pecuária: é atividade de maior peso no setor primário. Compreende principalmente a criação de bovinos, vindo a seguir a criação de suínos. A produção de carne e leite destina-se ao consumo local e à exportação para outros municípios. - Pesca: desponta como um dos principais entrepostos de pesca no Estado, tanto para o consumo local como exportação para outros municípios. -Avicultura: está voltada para o criatório em moldes domésticos, sendo representada principalmente pela criação de galinhas, seguida de perus, patos, marrecos e gansos.


Extrativismo Vegetal: é pouco representativo na formação do setor primário, mas destaca-se a exploração de borracha, cumaru, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e puxuri.

• Setor Secundário - Indústrias: esquadrias metálicas, peças metálicas, gelo, redes e tapetes, beneficiamento de malva, sacos/fios/tela de juta, beneficiamento de arroz, moinho de café, beneficiamento de pau-rosa, estaleiros, serrarias, olarias, marcenarias. • Setor Terciário - Comércio: varejista e atacadista. - Serviços: hotéis, agências de viagem, agências bancárias, restaurantes, hospitais, oficinas mecânicas, clínicas odontológicas, clínicas médicas.

Eventos


Festa de Soltura de Quelônios (janeiro)
Encenação da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa)
Temporada de Festas e Ensaios dos Bois Bumbás – Garantido e Caprichoso (abril à maio)
Festival Folclórico e Festival de Quadrilhas – Comunidade do Zé Açu – 12 à 30 de junho)
Festival Folclórico de Parintins (acontece no último final de semana do mês de junho)
Festa de Nossa Senhora do Carmo – Padroeira do Município (12 à 16 de julho)
Festival de Pesca do Peixe Liso – Comunidade do Paraná do Espírito Santo (agosto)
Festival de Verão do Uaicupará (setembro)
Festival de Verão do Cabury (setembro)
Festival Folclórico (junho)
Campanha da Jesus Água da Vida (junho)
Festival de Música Sacra – FEMUSA (setembro)
Festival do Beijú – Agrovila do Mocambo (setembro)
Aniversário do Município de Parintins (15 de outubro)
Festival de Pastorinhas (23 de dezembro)
Carnailha (carnaval) - fevereiro
Festa do Jaraqui - Vila Amazônia

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bairros de Parintins



Bairros Urbanos

A cidade é dividida por uma linha imaginária que vai da catedral ao bumbódromo, criando duas zonas: uma azul e outra vermelha. Os Bairros do Centro e do Palmares são divididos por esta linha e não se localizam totalmente em um lado.


Do lado Azul ficam:



  • Francesa

  • Centro

  • Santa Clara

  • Santa Rita

  • Conjunto Macurany

  • Castanheira

Do lado vermelho:



  • São José

  • Djard Vieira

  • Itaúna I e II

  • Lady Laura

  • Distrito Industrial

  • Paulo Corrêa

  • São Benedito

  • Conjunto João Novo

  • Emílio Moreira

  • Bairros Rurais

  • Macurany

  • Aninga

  • Paranapanema
Distritos


  • Vila Amazônia

  • Mocambo

  • Caburi

  • Zé Açú

  • Maranhão

REFERÊNCIAS


1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.

Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

SAUDAÇÕES

Olá blogosfera, em breve estaremos postando nossas mensagens neste espaço. Tentaremos levar a todos muitas informações relativas a Parintins/AM.