Postagens populares

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A família e as drogas

A percepção do uso de drogas por parte do filho é a primeira alfinetada dolorosa que os pais vão sofrer. Se o casal receber a alfinetada e com isso não se sentir atingidos e perceber que o atingido é o FILHO, há a possibilidade de este começar a se sentir independente, merecendo cuidado afetivo dos pais. Suas necessidades afetivas neste momento são maiores e as concessões afetivas dos pais terão que ser maiores.

Muitos pais, ao saberem que seus filhos usam algum tipo de droga, ficam de tal forma desesperados que assumem atitudes que comprometem mais ainda a situação. Outros por muito tempo, simplesmente ignoram a situação.

A conduta mais importante por parte da família, é o de esclarecer, apoiar e amparar o jovem. Em alguns casos, pode ser conveniente buscar ajuda nos profissionais especializados, para se ter um apoio e orientação adequada.

É importante que a família estabeleça uma relação afetiva que muitas vezes, não havia se iniciado motivo pelo qual o jovem se sente vazio e busca preencher este vazio nas drogas. A colocação de novos sentimentos, agora verdadeiros, dos pais, fará com que o vazio seja preenchido com a ajuda terapêutica de alguém de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário